quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Conhecendo minha escola


Conhecendo minha escola
                                       


         Este procedimento é muito importante, para todo e qualquer educador que tem sua vida voltada ao ofício de educar. Pois, ter em mãos um diagnóstico escolar é fazer um mapeamento da instituição escolar e conhecer cada parte, para assim poder interferir, colaborar e participar nos andamentos das atividades realizadas pela escola. A Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, de Porto Mauá, foi criada em dezesseis de dezembro de dois mil e três, tendo como objetivo de incentivar o desenvolvimento das potencialidades físicas, psicológicas, sócio-afetivas e intelectuais da criança, complementando a ação da família e da comunidade, oportunizando a formação de cidadãos livres, conscientes, engajados na construção do bem comum desde os primeiros momentos de vida escolar.


         Esta entidade trabalha para colaborar na transformação do educando em um grande ser humano, voltado na busca de conquistar ideais, sendo peça fundamental na construção de um novo tempo. Visa princípios básicos, como a construção da autonomia e da cooperação, o grupo de educadores trabalha em parceria a fim de subsidiar o educando no enfrentamento e na solução de problemas, aprimorando o conceito de responsabilidade e desenvolvimento da criatividade. Um aspecto que prioriza é a integração da escola e família, para haver um envolvimento pleno de construção do conhecimento e resgatar valores. Estes encontros são marcados a cada dois meses e a coordenadora pedagógica motiva sempre os pais a fazerem visitas constantes à escola para trazerem sugestões e acompanharem a vida escolar de seus filhos.

A Escola Pingo de Gente reconhece a Educação Infantil como uma etapa específica da formação humana, sua base está dentro de uma idéia de que a educação deve ser contínua, e que se inicia desde o nascimento. Portanto, a formação dos educadores que trabalham com estas crianças precisa ser de magistério ou Pedagogia, ou outro curso superior que habilite para este trabalho. A escola funciona em turno único para crianças da turma do Maternal I e II, Jardim e Pré, sendo que estas crianças possuem todo um acompanhamento especial, pois recebem o café da manhã, e lanches, higiene e momento de descanso. A escola se preocupa muito com o bem estar das crianças, pois o cardápio e acompanhado e montado pela nutricionista do município, este é organizado de maneira balanceada para que a criança possa ter todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Também desenvolve-se um programa de higiene bucal que é realizado por um profissional da área, sendo que as visitas são semanais.
Resgatar uma infância com alma, com essência, com significado, aquela na qual os pequenos e simples momentos, gestos, atitudes, sabores, brinquedos, cantos, histórias, pinturas, produções, toque e olhares sejam significativos, valorizados. Uma infância na qual haja uma preocupação em se deter no outro, em ouvi-lo profunda e verdadeiramente. Uma infância na qual o ser humano esteja sensível e voltado às manifestações de carência, agressividade, dificuldades, interesses, desejos, conflitos, aos significados dos gestos, do espaço, das produções artísticas, das dificuldades, do significado oculto das brincadeiras das crianças. (FRIEDMANN, 2004, p 13)

A citação acima se encaixa exatamente na maneira em que esta escola trabalha, as diferentes maneiras em diferentes turmas, o lúdico está presente em todos os momentos, o contar histórias é realizado todos os dias e em todas as turmas, pois na visão das educadoras esta atividade, proporciona o desenvolvimento cognitivo da criança, a fantasia, o sonho e desperta o gosto pela leitura. Para que futuramente estas crianças se tornem adultos que possuam hábitos de ler. A escola possui um rico material para se diversificar a hora do conto, têm fantoches, máscaras, roupas para dramatizações e um acervo de literatura infantil muito bom. Mas, o que falta ainda para a escola é um espaço para montar a biblioteca, onde se possa deixar os livros expostos, e também se montar um lugar apropriado para leitura e para contar histórias dentro da própria biblioteca, fazendo dessa maneira com que as crianças permaneçam por mais tempo perto dos livros.

Nesta escola o que se percebe, e também é percebido pelas pessoas que visitam esta escola, é o ambiente de cordialidade e harmonia que existe, entre professoras e alunos, e também entre as professoras, onde o trabalho é coletivo e todas buscam o mesmo ideal, é por este motivo que tudo que o grupo escolar planeja se realiza com grande êxito.
         Portanto, a Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente procura organizar-se da melhor maneira possível, para atender as necessidades das crianças e também dos pais, que buscam um espaço saudável para seu filho. Preocupando-se com o bem estar de cada criança, para que no futuro tenhamos cidadãos capazes de lutar por seu espaço dentro de uma organização social. Buscando tudo o que é justo para uma boa convivência grupal.



REFERÊNCIA


FRIEDMANN, Adriana. O que é infância? Pátio – Educação Infantil. ARTMED, ANO II, n. 6, p 13, dez 2004/ mar 2005.

Um comentário:

  1. Rosane
    Pelas colocações, aqui postadas, sua escola faz uma caminhada muito importante, com as crianças que nela estudam.
    As reuniões, o compromisso dos pais, em conjunto com a escola, com certeza, contribuem para que todos se sintam sujeitos de seu processo e cidadãos do mundo.

    Parabéns pelo trabalho.
    Um abraço
    Helena

    ResponderExcluir