segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Inclusão escolar

A Inclusão escolar


            A inclusão escolar é um tema atual que vem sendo refletido cada vez mais nas instituições escolares, trazendo preocupação pelo fato das escolas não estarem estruturadas para melhor receber estes alunos. Pelo fato, de que crianças que antes eram excluídas por escolas regulares e colocadas em escolas especiais para deficientes, hoje tem seu direito garantido por lei, à educação e a freqüentar escolas das crianças vistas como “normais”. Portanto, crianças que apresentam diferentes déficits, sejam eles temporários ou crônicos, graves ou leves devem ser inseridos no ensino regular.

            Para que a inclusão possa ser uma realidade e não apenas teorias é preciso superar muitos desafios que ainda são empecilhos para essa pratica, que são: estabelecer novas formas pedagógicas, superando a pedagogia tradicional que visa o escrever e o ler, passando para uma pedagogia de valorização que visa contemplar cada sujeito, com sua capacidade e suas limitações, capacitar melhor os professores para que saber lidar com a problemática das diferenças, fazer com que os alunos e suas famílias aprendam a respeitar essas diferenças e juntos numa integração fazer com que este aluno se sinta incluído, políticas públicas voltadas à inovação das entidades educacionais, visando uma estruturação adequada para melhor receber este aluno. É isso que o texto aborda quando menciona entre edifícios e tendas, precisamos cada vez mais construir tendas, onde são mais leves e permitem a passagem da luz. Para, nós esta passagem da luz significa ressignificar o nosso compromisso com a educação, tomando postura frente a complexidade da inclusão e a flexibilidade perante as contínuas transformações das diferenças.

            Todo o processo de inclusão deve ser feito pela escola com muita cautela, pois não basta a escola, os professores estarem prontos para receber este aluno, ele precisa estar preparado para ser incluído neste ambiente, pois, é preciso que suas diferenças sejam respeitadas.


            A inclusão escolar tem duas visões no nosso ponto de vista, uma que as crianças passam interagir numa escola normal, tendo as mesmas oportunidades de todas, a outra visão é que os governantes utilizam a palavra inclusão, para ter um certo barateamento de custos na Educação, pois, colocando essas crianças em escolas regulares não precisam pagar especialistas, nem montar escolas especiais, é uma maneira de passar o problema para outras. Nesta visão o gerenciamento político educacional especial é extremamente econômico.

            Acreditamos e é muito importante ressaltar, que a inclusão não significa que vamos tratar todos como iguais e anular as diferenças que o nosso aluno apresentar. A diversidade é extremamente enriquecedora para a aprendizagem, mas, é preciso que ela seja identificada e percebida pelos demais alunos para que eles aprendam a lidar com a mesma, para que o aluno incluído não se sinta excluído. A inclusão é um tema muito sério e nós professores precisamos nós preparar para da melhor forma acolher estas pessoas.

Rosane Stochero
Neli Vanzella

Nenhum comentário:

Postar um comentário